quarta-feira, junho 07, 2006

Stranger things

Não sei muito bem por que estou reativando este blog, que foi concebido unicamente como um teste de tecnologias. Já por algumas vezes eu considerei postar nele, inicialmente cogitando postar em inglês, para exercitar e manter a fluência. Mas tenho percebido que provavelmente preciso de mais exercício para o português do que para o inglês.
Na verdade o que eu realmente precisava era voltar a escrever a mão. Anos de trabalho em frente ao computador suprimiram minha capacidade de escrita, atrofiando diversos músculos da mão. Qualquer texto que ultrapasse meia folha já começa a causar incômodo nos dedos, desacostumados de qualquer esforço.
Mas não é só: mimei tanto meus dedos que eles se recusam a escrever em outra coisa que não o Microsoft Natural Keyboard, com sua estranha curvatura. A tecnologia e a civilização atuam para nos tornar um bando de incapazes. Não é a toa que a obesidade é um problema, se não trocamos mais nem a marcha no carro.
É interessante pensar nos caminhos da evolução e da seleção natural. Em outros tempos eu já teria sido devorado por tigres, se não morresse antes de fome e sede. Talvez os que invadiram a Câmara esta semana estejam certos na sua revolta, tentando restaurar a normalidade da seleção natural e da evolução. Como não sentir uma certa empatia com a moça que agitava uma maça de concreto contra os terminais de computador da Câmara? Todo aquele ódio selvagem talvez esteja muito justamente direcionado contra o instrumento que reverte a lógica natural.
Obviamente, outro poderia apontar que as taxas de natalidade decrescentes em certas regiões (e.g., 1.3 por casal na Alemanha), em conjunto com o aquecimento global e outros fenômenos, mostrariam uma tendência a um quente, úmido e sangrento reequilíbrio natural. Mas somos resistentes, e armas biológicas de destruição de massa atuam para manter o status quo.