sexta-feira, junho 16, 2006

Sealing-wax

"A gentleman should never use sealing-wax of any colour but red, nor paper of any hue but white. Fancy papers, fantastic borders, dainty coloured wax, and the like elegant follies, are only admissible in the desk of a lady." Routledge's Manual of Etiquette, page 45. George Routledge and Sons, London:1875.
O meu súbito interesse pela escrita cursiva não se deve a um mero acaso. Nas férias comprei alguns mimos que ainda estou testando. Primeiro uma bela pena verde esmeralda com bico de metal, acompanhada de tinta dourada (as outras cores posso usar a tinta que já tenho para caneta tinteiro). Admito que fiquei em dúvida entre essa e a versão sem bico de metal, mas acho que não tenho a habilidade para apontar a pena depois. Muitos grandes escritores continuaram usando o bico de pena natural por anos após a introdução do de metal, talvez pelo peso, ou mesmo pelo som. Mais provavelmente porque qualquer mudança em nossos instrumentos de trabalho é problemática. Não consigo usar minha raquete de tênis se outra pessoa colocar o Tournagrip, nada parece certo.

Mas, como com o passar do tempo a pena de metal venceu, achei que não seria um modernismo despropositado optar pela praticidade da pena com bico de metal. Infelizmente minha professora de português nunca cumpriu com as ameaças de me reprovar se minha letra não melhorasse, o que me deixou com uns garranchos medonhos que, como uma amiga disse, lembram os de uma criança. Ainda não alfabetizada, logicamente.

Para complementar os utensílios essenciais comprei um sinete com minha inicial e lacre de cera vermelha, como deve ser. Existe uma certa controvérsia acerca da propriedade de utilizar cera colorida na correspondência com uma mulher, mas prefiro o caminho mais seguro. Caso o leitor seja mais ousado, apenas lembre-se que, se for utilizar cera colorida, em hipótese alguma ela deve ser perfumada.