domingo, novembro 29, 2009

Theatro São Pedro

Está muito triste a situação do mercado de óperas em São Paulo, massacrado pela Falência (ou encerramento clandestino das atividades, se preferirem) do Theatro Municipal e pela concorrência dos musicais. Os teatros que costumavam receber as óperas, que demandam uma certa estrutura, preferem apresentar O Rei Leão, duas vezes por dia, com um custo muito menor.

Nesse triste cenário é no mínimo animador perceber que ainda existe alguma opção para quem aprecia ópera em São Paulo. O Theatro São Pedro tem apresentado diversas montagens operísticas em sua temporada, com a promessa de só aumentar esse repertório em 2010.

Só em novembro foram encenadas duas óperas, Pagliacci e O Barbeiro de Sevilha, tudo com módicos ingressos de R$ 20,00 para todos os lugares. Para quem nunca visitou o Theatro São Pedro o ingresso já valeria pelo passeio, independente do espetáculo. Tratas-se de um prédio histórico muito bonito e, acima de tudo, aconchegante. Ao contrário do Municipal, aqui você se sente muito mais próximo dos artistas, mesmo nos lugares mais distantes.

A qualidade dos espetáculos não é constante, e muitas vezes tem de lidar com limitações. Pagliacci foi apresentado com um conjunto de Câmara, mas a qualidade dos cantores foi muito boa e valeu a noite. Por mais que seja interessante ouvir "Vesti la Giubba” na gravação de Caruso, a música ao vivo tem um sabor e emoção sem comparação. O trágico final foi apresentado com uma emoção e verismo na interpretação que nem sempre se encontram quando faltam cantores/atores e diretores.

O Barbeiro de Sevilha contou com um grupo jovem, da orquestra ao coral e cantores, e sinceramente foi uma experiência mista. A montagem é bem feita, bem dirigida, mas alguns dos cantores não correspondiam. Especialmente Fiorello, primeira voz ouvida na ópera, não foi muito feliz. Mas vários dos cantores prometem, só falta a experiência, principalmente quando precisavam cantar em conjunto. Mas não me levem a mal, o tom geral da direção está correto e o espectador ri e se envolve, sem se importar com as limitações técnicas.

Aproveitem, o Barbeiro ainda vai ser apresentado nos dias 1 e 3 de dezembro.

Marcadores: