quinta-feira, junho 29, 2006

Sintusp Wars

Esse documentário gonzo, Sintusp Wars, é um engraçado olhar sobre a política (?) universitária dentro da pretensa melhor universidade do país (o mais duro é que é não existe disputa, mas isso é assunto pra outro post). Para quem não sabe, o Sintusp é o sindicato dos trabalhadores da USP.
Desde o dia 9 de junho (um dia antes do início da copa) iniciou-se na USP a greve mais bisonha e única de todos os tempo: uma que tem data para acabar, 10 de julho. Pra quem está mais lerdo pelo acúmulo de caju no organismo explico, isso é um dia depois da final da copa.
Nesse ambiente, em que se noticia que os alunos decidiram aderir à greve, é interessante ver a realidade. Decidiu quem, cara pálida? 200 alunos numa assembléia do DCE, organismo inexpressivo, num quórum que seria pequeno pra decidir sobre algo na FFLCH. Aliás, FFLCH que já avisou que não vai se ferrar sozinha dessa vez, e reluta em aderir à "greve". É que após tantas partidas de futebol e churrascos os moços correm o risco de não conseguir se formar. Essa "greve" só não é mais incompreensível que a noticiada greve dos presos, que não estariam comparecendo às audiências. Sempre pensei que isso não fosse algo opcional para um encarcerado.
O Sintusp Wars retrata a greve de 2005, mas a falta de imaginação torna ele perfeitamente atual.