sexta-feira, julho 14, 2006

Comidinha caseira 2

Não sei quantos aqui assistiram o documentário (gonzo) Super Size Me - A dieta do palhaço, mas logo no começo ele comenta como era a comidinha da mamãe, toda feita em casa, e que eles raramente comiam fora. Em seguida ele dá um passo para falar das cadeias de fast-food, do hábito de comer fora, e assim começa o documentário. Fiquei muito decepcionado, porque a questão só é abordada nesse momento. Numa parte do documentário, que talvez esteja nos extras, uma menina balofa fala sobre a alimentação “saudável” do Subway, que ela poderia perder peso mas não tinha dinheiro pra comer só isso. Tudo bem que comida calórica e ruim pra saúde é barata, mas não é também assim. Agora sanduíche virou a alimentação ideal? Infelizmente acho que o documentário, apesar de engraçado e de um bom começo, falhou miseravelmente. Principalmente porque fiquei com muita vontade de ir no McDonalds.
As pessoas parecem esquecer que até o século XVIII não existiam os restaurante como nós conhecemos hoje, nem esse conceito de comer fora. As tavernas e similares eram estabelecimentos direcionados unicamente a viajantes, e ninguém cogitaria de, morando na cidade, levar a patroa pra comemorar na taverna local. A palavra restaurante vem do francês, das supostas propriedades restauradoras de sopas. Originalmente eram estabelecimentos destinados, francamente, a pessoas doentes ou, no mínimo, meio fracas e idosas. Só muito depois uma parte maior da população começou a aderir ao modelo, que não era mais de sopas, mas esse é um fenômeno de cerca de 250 anos.
Mas a proliferação do restaurante, agora da lanchonete, como principal meio de alimentação barata, especialmente nas grandes cidades, é um fenômeno muito mais recente, de menos de meio século. Tudo isso pra dizer que se você fizer a comidinha em casa que falei, caprichada, além de comer melhor e pagar menos, também evitará engordar e viverá mais.Comida de restaurante é um atentado à saúde. Sal demais, banha demais, tempero demais e porções maiores do que nós deveríamos comer. Fiquei fascinado na França, vendo eles comerem todos aqueles queijos e não engordarem. Depois percebi os hábitos alimentares: comida feita em casa, com ingredientes naturais, pouca comida de restaurante e muito tempo pra comer. Sem tranqueiras entre uma refeição e outra. Se não existe segredo para emagrecer, basta não comer, também não significa que essa seja a única forma. Agora, não sei não se é possível manter a forma com o grude dos restaurantes e similares.