terça-feira, julho 18, 2006

Personalidades

Caetano Barreira/Reuters - Lorenzo Merlino
Desde a criação do do Comitê do Apagão (não é a CPI do fim do mundo não), ainda no tempo do FHC, que a categoria de personalidades está consolidada. É só ler o decreto 3.520 para descobrir que "Poderão ser convidados a participar das reuniões da CGSE técnicos, personalidades e representantes de órgãos e entidades públicos e privados". Pois é, as personalidades viraram uma categoria à parte, distinta dos reles mortais desprovidos não de algum atributo da personalidade, mas dela própria. Trata-se de um atributo até mesmo para o exercício de funções públicas. Já imagino a sabatina no Senado: "Mas V. Sa. é realmente uma personalidade, quais as publicações que atestam isso?". Provavelmente seria mais eficiente que as sabatinas atuais, que pretendem testar o conhecimento técnico.

De uma maneira geral não me incomodo com o fato de não ser uma personalidade, apesar das minhas diversas. Meu gosto pela privacidade me impediria de gostar de toda essa exposição. Mas duas vezes por ano isso realmente me irrita: durante o SPFW. Caramba, se até aquela figurinha do BBB x, que nem a mãe lembra mais (afinal a pessoa não queria dividir o dinheiro com a velhinha) consegue ingressos, por que eu não?
Nessas horas fico imaginando qual é o caminho mais curto pra me tornar uma personalidade e, além do Comitê do Apagão, poder assistir o SPFW. Quem sabe defender algum homicida conhecido ou político, algo com bastante exposição na TV. Nem precisava defender, podia rodar nesses programas de variedades e entrevistas metendo o pitaco no caso dos outros. Hum, até é uma idéia. Quem sabe eu não consigo aparecer se disser que sei qual é a "revelação bomba"? Ah, melhor não. Perdi o interesse pela Suzaninha depois que ela engordou. E corro o risco de virar o macaco simão.