domingo, julho 23, 2006

Filas

Paulistano ama fila. Mas não é qualquer amor não, trata-se de uma paixão patológica e incontrolável. Ir ao cinema em São Paulo é uma experiência cada vez mais surreal. Se você chegar meia hora antes do horário vai conseguir, no máximo, ingressos para assistir algum filme infantil legendado.
Tudo bem, aí eles inventam a venda antecipada pela internet (por uma módica taxa de serviço), que deveria facilitar a vida do pobre espectador. Mas não, porque as filas começam a se organizar com pelo menos uma hora de antecedência. Eu sinceramente não lembro dessas cerquinhas de fila de banco em cinema quando eu era criança. Agora, mesmo que você compre com antecedência o ingresso, ainda assim vai ter de chegar uma hora antes, sob pena de assistir num lugar que fará você se sentir dentro do filme.
Afora isso você terá de chegar bem antes pra conseguir um lugar pra estacionar, pois apesar do aumento da procura muitos shoppings estão reduzindo a área de estacionamento pra colocar pequenas lojinhas no mesmo lugar. E não pense que a sessão corujão vai te salvar, pois enfrentei a maior fila numa sessão das 23:30.
Ah, mas a tecnologia sempre pode nos ajudar mais um pouco. Alguns cinemas já têm lugares marcados (com um pequeno diferencial no preço), para poupar o pobre espectador. Infelizmente, pelo que sei, só podem ser comprados no local... Mas mesmo que possam ser comprados pela internet, não pensem que os paulistanos vão se acanhar e abandonar a fila.
Qualquer um que pegou um avião em São Paulo sabe que, mesmo com lugares marcados, todos vão se acotovelar e empurrar para entrar no avião, correndo como se esse fosse o último avião a sair do Líbano.