terça-feira, agosto 15, 2006

E durma com esse barulho

A minha irmã sempre foi meio distraída, mas estava já um pouco peculiar o número de vezes que tinhamos de repetir uma coisa para ela. Um teste demonstrou que ela tem alguma perda nos graves, aparentemente genética, o que causou alguma preocupação. É que ela frequenta shows de rock sempre, e esse tipo de agressão pode acabar com os agudos também, matando ainda mais a audição dela.
Pois bem, uma pesquisa entre amigos músicos apontou a solução, uma versão mais simples de um produto antes feito sob medida para músicos. O ER-20 é um protetor auditivo de alta fidelidade que, ao contrário dos tampões de silicone e espuma, corta de igual maneira os agudos e os graves, permitindo que se ouça música e a voz humana, tudo apenas mais baixo. Isso é o ideal para um show, aonde as outras alternativas tornam o som imprestável.
Após uma importação direta, comprando pelo site, que transformou um barato produto de R$ 26,00 em mais salgados R$ 80,00 (60% II, 18% IPI, taxa da Infraero, taxa do despachante), recebi dois pares, um pra mim e um pra ela. A performance com música eu testei com o meu receiver, subindo no máximo. Funcionou perfeitamente, permitindo ouvir a música sem agressão ao ouvido e com perda mínima, além de possibilitar uma conversa sem a necessidade de gritar.
Mas onde eles se mostraram ideais foi, por incrível que pareça, na estrada. Lógico que eu estava sozinho, porque ficaria constrangido de dirigir com alguém do lado, que poderia pensar que eu não quero ouvir a sua voz. O som da estrada vira um ruidinho distante, o motor, mesmo nas 6000 RPM, não causa qualquer incômodo. E o som, esse pode ser ouvido como se você estivesse num ambiente completamente silencioso. Fiz um teste e tirei os protetores alguns minutos antes de parar, percebendo como o meu ouvido estranhou a barulheira da estrada. É o cone do silêncio pessoal.
Numa cidade como São Paulo deveríamos andar com eles o tempo todo, mas já imaginou sair por aí com essa ponta colorida saindo da orelha? Eu comprei o transparente, mas mesmo assim acho que ficaria meio estranho. Pra quem tem filhos adolescentes é a minha dica de presente pro dia das crianças. E pra quem é empresário, minha dica de produto para importação e distribuição no Brasil.